Relat√≥rios Gerenciais ūüďč ‚Äď Como elaborar [Passo a Passo]

Passo A Passo De Como Elaborar Relatorios Gerenciais Post (1) - Contabilidade Online | Zero Contador

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Tome decis√Ķes seguras e efetivas, elaborando relat√≥rios gerenciais valiosos para a administra√ß√£o do seu neg√≥cio

Descubra o passo a passo simples para elaborar qualquer relatório gerencial para o constante crescimento da sua empresa!

Toda empresa, exceto o terceiro setor, √© composta para obter lucro e assim expandir o seu patrim√īnio…

Quanto mais lucro e prosperidade a empresa tiver, mais empregos ela ir√° gerar, melhores ser√£o seus impactos para a economia e maior ser√° o desenvolvimento da comunidade ao seu redor ‚Äď caso ela aplique pr√°ticas sustent√°veis.

No entanto, para chegar e se consolidar nesse patamar ‚Äď ou at√© mesmo expandir ainda mais o seu crescimento ‚Äď √© necess√°rio que algumas a√ß√Ķes e rotinas da sua ger√™ncia sejam otimizadas, tendo foco em seu constante desenvolvimento…

E uma das principais a√ß√Ķes que a sua gest√£o pode aplicar, desde hoje, para alcan√ßar esse t√£o desejado patamar no mercado √© por meio da elabora√ß√£o de relat√≥rios gerenciais como embasamento para as suas tomadas de decis√£o.

Desse modo, no artigo de hoje, vamos te revelar o passo a passo para que voc√™ possa ser capaz de elaborar os pr√≥prios relat√≥rios gerenciais e, desse modo, desenvolva seu neg√≥cio ainda mais ‚Äď mesmo que sem muitos recursos.

Sendo assim, vamos, primeiro √† defini√ß√£o dos relat√≥rios gerenciais, antes do nosso passo a passo…

Relat√≥rios Gerenciais ‚Äď o que s√£o?

De maneira direta, os relat√≥rios gerenciais s√£o documentos de an√°lise usados como embasamento para tomadas de decis√Ķes gerenciais, onde s√£o analisados resultados e consequ√™ncias de determinadas a√ß√Ķes, com foco na melhoria do desempenho da organiza√ß√£o.

Os relatórios gerenciais podem contemplar diferentes setores, abordando diferentes fontes de dados.

Mas para que fique mais clara sua usabilidade, vamos entender como elabor√°-los…

Como elaborar seus próprios relatórios gerenciais, passo a passo

1 ‚Äď Defina o seu objetivo principal

O primeiro passo para a elaboração de um relatório gerencial é a definição do objetivo central do documento.

Você pode obter diversos relatórios gerenciais, mas cada um deve abordar um objetivo em específico.

√Č recomend√°vel basear o seu objetivo em uma problem√°tica enfrentada, como, por exemplo, o aumento de lucro da empresa.

2 ‚Äď Identifique quais informa√ß√Ķes s√£o relevantes para a sua an√°lise

Definido o seu objetivo principal a ser alcan√ßado, fa√ßa um levantamento, junto aos seus departamentos, de quais informa√ß√Ķes s√£o mais relevantes e impactantes √† aquisi√ß√£o desse objetivo.

Para isso, √© importante que voc√™ n√£o perca o foco, tente monitorar as principais informa√ß√Ķes ‚Äď que j√° revelam por si influ√™ncias terci√°rias, que, caso necess√°rio, podem ser estudadas mais a fundo.

3 РDefina as suas métricas de acompanhamento

Com essas informa√ß√Ķes levantadas, defina m√©tricas de acompanhamento que indiquem o desempenho delas.

Exemplo, caso você levante que o custo de aquisição por cliente é relevante para identificar quais são as principais dificuldades para o aumento do seu lucro anual, acompanhe o CAC da sua empresa, mês a mês.

4 ‚Äď Determine o modelo de apresenta√ß√£o dos dados

Com as m√©tricas sendo acompanhadas, agora √© momento de pensar na an√°lise dos dados…

Para isso √© importante que a compreens√£o das informa√ß√Ķes seja efetiva, ent√£o, tente enxugar ao m√°ximo os seus gr√°ficos e tabelas com informa√ß√Ķes que sejam realmente relevantes, as demais informa√ß√Ķes s√£o necess√°rias, mas devem ficar dispon√≠veis apenas para aprofundamento de pesquisa.

Afinal, um grande volume de informa√ß√Ķes causa mais confus√£o do que esclarecimento.

5 ‚Äď Identifique quais as causas e influ√™ncias do ocorrido e o que deve ser feito

Por fim, com os relat√≥rios prontos e acompanhados mensalmente, voc√™ poder√° fazer um levantamento das principais causas que impedem voc√™ de chegar ao seu objetivo principal e classific√°-las por relev√Ęncia.

Desse modo, confronte a efetividade de suas a√ß√Ķes, com os resultados apresentados nos pr√≥ximos relat√≥rios gerenciais, os dados te dir√£o se suas a√ß√Ķes est√£o auxiliando no desenvolvimento da sua empresa ou n√£o.

Contudo, eu não sei se você notou, mas esse é um trabalho que pode ser automatizado, não concorda?

Obtenha relatórios automatizados com a Zero Contador!

Conosco, voc√™ tem zero preocupa√ß√Ķes com processos manuais demorados e com alto risco de falhas operacionais!

Na verdade, conta com uma contabilidade online e digital pensada no alto desempenho do seu negócio e que ainda disponibiliza relatórios gerenciais colhidos diretamente dos seus dados financeiros, contábeis e operacionais!

Quer saber mais sobre as nossas solu√ß√Ķes? Muito simples!

Fale com um de nossos especialistas cont√°beis agora mesmo e entenda como o futuro da contabilidade ir√° otimizar o futuro da sua empresa!

[Contabilidade Online]

Fique por dentro de tudo e n√£o perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os pr√≥ximos posts e conte√ļdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um coment√°rio!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no bot√£o abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você!
Veja o que precisa saber sobre sa√ļde e seguran√ßa antes…
Cresta Posts Box by CP