Guia para acertar na formação de preços da sua pequena prestadora de serviços!
Saiba todos os fatores que você precisa considerar na formação de preços dos serviços que você presta
A precificação é um desafio que todo empresário enfrenta, afinal, é preciso equilibrar preço competitivo com preço lucrativo, de forma que o seu negócio se mantenha em constante crescimento.
Dessa forma, compreender o processo de formação de preços é essencial para que você saiba como proceder para precificar de forma adequada.
Sabendo disso, preparamos este conteúdo para falar sobre esse assunto, apresentando um guia que te auxiliará a acertar na formação de preços da sua pequena prestadora de serviços!
Formação de preços – como funciona?
A formação de preços precisa ser capaz de promover um equilíbrio entre os custos que seu negócio possui para operar, competitividade com os concorrentes e geração de lucros.
Para isso, é preciso considerar alguns fatores cruciais que serão os responsáveis por definir qual a precificação adequada para a sua prestadora de serviços.
Sendo assim, vamos apresentar a seguir quais são esses fatores para que você tenha êxito na formação de preços dos seus serviços.
Custos do negócio
O primeiro fator diz respeito aos custos que o seu negócio tem para funcionar, diretos e indiretos, fixos e variáveis.
Por isso, é preciso realizar um levantamento completo de quais são esses custos, de forma que você tenha conhecimento sobre qual a média total de custos que precisam ser arcados mensalmente.
Alguns exemplos comuns de custos existentes em um negócio são:
- Água;
- Luz;
- Aluguel;
- Insumos para a prestação de serviços;
- Colaboradores;
- Impostos; entre outros.
Estudo do mercado
Como mencionamos, é preciso que o seu preço seja competitivo com o da concorrência e, para isso, um estudo do mercado é muito importante.
Dessa forma, você consegue identificar qual a média de preços dos concorrentes, de forma que o seu preço não fique nem muito acima e nem muito abaixo da média.
Portanto, mapeie a sua concorrência e analise os preços que o seu público-alvo está disposto a pagar pelos serviços que você oferece.
Ponto de equilíbrio
Ponto de equilíbrio é o termo utilizado para se referir ao mínimo que um negócio precisa faturar para arcar com os custos que foram levantados anteriormente.
Ou seja, consiste no mínimo para que o caixa da sua prestadora de serviços não feche no vermelho.
Margem de lucro
A margem de lucro é fundamental justamente por se tratar da lucratividade que a sua pequena prestadora de serviços irá obter por meio do preço cobrado por cada produto.
Dessa forma, calcular a margem de lucro é fundamental para garantir que a formação de preços gere bons resultados para o seu negócio.
Conte com quem pode te ajudar!
A formação de preços adequada demanda considerar minuciosamente os números do seu negócio, por isso, ter o suporte de especialistas é de extrema importância.
Para isso, você pode contar conosco, da Zero Contador.
Somos uma contabilidade moderna e focada em promover facilidades para você, auxiliando para que processos importantes sejam realizados corretamente.
Portanto, não hesite em contar conosco para essa e diversas outras questões do seu negócio.