Folha de Pagamento MEI – entenda como funciona

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Pretende contratar um auxiliar para 2021? Então entenda como é feita a folha de pagamento de um MEI

Descubra como elaborar e gerir a sua folha de pagamento MEI

Na prática, o MEI vem sendo um modelo de tributação que serve como um refúgio para trabalhadores que buscam levantar renda por conta, pagando o mínimo de impostos…

Desse modo, nós podemos generalizar esses trabalhadores em dois grupos principais, sendo eles:

  1. Aqueles que se veem como empreendedores, e dessa forma possuem processos empresariais definidos, mesmo que trabalhem sozinhos; e
  2. aqueles que insistem em se ver apenas como trabalhadores e, dessa forma, possuem uma rotina de subordinação a uma determinada empresa – o que, se comprovado vínculo empregatício, podendo não ser tão favorável à contratante.

Portanto, se você pertence a essa primeira categoria, o artigo de hoje é dedicado a você e ao seu crescimento….

Mais especificamente, vamos te ajudar a contratar o seu primeiro funcionário e, assim, dar um próximo passo ao sucesso da sua empresa.

Porém, se você se encontra no segundo grupo hoje, não se preocupe, fale com um de nossos especialistas agora mesmo e descubra como nós podemos te ajudar a ter autonomia e profissionalismo na sua gestão.

Folha de pagamento MEI – como fazer?

De acordo com a Lei Complementar Nº 123, de 14 de dezembro de 2006:

“Art. 18-C.  Observado o disposto no caput e nos §§ 1o a 25 do art. 18-A desta Lei Complementar, poderá enquadrar-se como MEI o empresário individual ou o empreendedor que exerça as atividades de industrialização, comercialização e prestação de serviços no âmbito rural que possua um único empregado que receba exclusivamente um salário mínimo ou o piso salarial da categoria profissional.”

Ou seja, você, como microempreendedor individual, pode contratar apenas um funcionário desde que ele receba um salário mínimo ou então o piso da sua categoria profissional.

Mas como fazer essa contratação?

Passo 1 – Faça uma seleção

Primeiramente, você precisará de um processo de seleção, onde o ideal é encontrar uma pessoa que realmente possa te auxiliar em suas atividades diárias.

Passo 2 – Registre em carteira

Após encontrada a pessoa ideal para fazer parte do seu micro negócio, agora é necessário que você realize o registro na carteira do funcionário. Para isso, você pode contar com um escritório de contabilidade.

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Passo 3 – Calcule a folha de pagamento MEI

Lembre-se a empresa nunca paga somente o salário ao colaborador, é necessário recolher as contribuições à previdência também…

No caso do MEI, essas contribuições representam 11% do salário-mínimo pago ao funcionário, onde 3% são recolhidos pelo empregador pela GPS (Guia da Previdência Social) e os 8% restantes são recolhidos para pagamento do FGTS.

O colaborador também tem descontado 8% do seu salário para contribuição pessoal ao INSS – para obter aposentadoria -, mas essa contribuição não afeta o seu bolso.

Desse modo, o ideal é contar com ajuda especializada

Desse modo, você pode calcular a folha de pagamento MEI sem problemas e falhas…

E qual a melhor ajuda senão mais tempo, por meio de um sistema que se adequa à sua rotina, e uma equipe de contadores ao seu dispor, com atendimento 24 horas por dia, via protocolo?

Conosco, da Zero Contador, você obtém a autonomia necessária para fazer muito mais, contando com um sistema de contabilidade digital que realmente orienta o seu MEI às melhores decisões.

E, detalhe, possuímos horários de R$ 99 por mês!

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