Como elaborar plano de ação em prestadores de serviço

Descubra Como Elaborar O Melhor Plano De Acao Para Pequenos Prestadores De Servicos Post (1) - Contabilidade Online | Zero Contador

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Descubra como elaborar plano de ação para prestadores de serviço

 Descubra agora como elaborar um ótimo plano de ação para pequenos prestadores de serviço

O plano de ação vem sendo uma ferramenta altamente utilizada nos mais diversos tipos de empresa, a fim de garantir sucesso em suas atividades e aumentar a margem de lucratividade do negócio.

Normalmente, o plano de ação é associado à produção de algum produto, afinal, são divididas tarefas, é determinado um valor, um responsável, mas, na verdade, esse processo também pode ser aplicado na rotina de pequenos prestadores de serviço.

Quer saber como incluir essa ferramenta na sua empresa? Está a fim de aprender a elaborar um bom plano de ação e otimizar os processos do seu negócio? Se sim, continue conosco neste artigo e te daremos algumas informações valiosas.

O que é um plano de ação?

Um plano de ação é uma ferramenta de gestão de empresas que visa a organização de tarefas de uma forma muito mais detalhada e aprofundada. Existem muitas metodologias para montá-lo, mas, de forma geral, todos abordam os mesmos pontos centrais.

Com ele, é possível acompanhar e avaliar de perto o andamento das atividades e desempenho dos funcionários, de forma que sejam tomadas as melhores decisões e que, assim, a produção possa ser otimizada.

Se formos parar para pensar, o plano de ação pode ser construído de diversas formas, porém é praticamente um consenso que uma versão digital é muito mais prática, acessível e completa. Por isso, eles normalmente são feitos por meio de programas ou planilhas.

Dá para aplicar um plano de ação em pequenos prestadores de serviço?

Claro que sim! Isso acontece porque é possível setorizar um único serviço, por exemplo, em várias tarefas, definir prazos específicos, responsáveis para cada nível, estipular um gasto máximo e até mesmo atualizar o status durante todo o processo.

O plano de ação também pode contribuir para o produtividade dos funcionários e aumentar os resultados positivos da produtora de serviços, haja vista que essa ferramenta pode ser usada como uma motivadora e, também, é acessível para que todas as pessoas a observem e atualizem.

Passo a passo de como elaborar um plano de ação

Agora, vamos à parte que estávamos aguardando e descobrir como elaborar um bom plano de ação. 

Contabilidade Online - Contabilidade Online | Zero Contador

Como foi dito anteriormente, a base que é usada na maioria dos casos é sempre a mesma, mas um dos modelos mais detalhados, eficientes e, ao mesmo tempo, mais simples de ser feito é o 5W2H.

Esse plano de ação tem esse nome porque ele se baseia em 7 perguntas básicas da língua inglesa. São elas: 

  • What (o quê?): a tarefa a ser executada;
  • Why (por quê?): o motivo pelo qual ela será realizada, sua motivação;
  • Were (onde?) : o lugar em que a tarefa deverá ser feita;
  • Who (quem?): a pessoa responsável pela sua execução;
  • How (como?): como a tarefa será realizada;
  • How much (por quanto?): quanto custará para completar a tarefa.

Depois de refletir sobre o seu objetivo ou tarefa e conseguir responder a todas essas perguntas, basta organizá-las em uma planilha. Você pode colocar cada atividade a ser realizada em uma linha e as informações (5W2H) nas colunas.

Esse é um dos métodos mais simples para preencher e observar – e, se for o caso, também é possível adicionar uma nova coluna no fim, contendo o status do processo (em execução, finalizado, suspenso etc.).

Uma última dica: para ficar mais funcional e agradável para todos, você pode pegar um serviço que engloba diversas tarefas e dividi-lo no plano de ação. Assim, as metas são mais fáceis de alcançar, tornando o trabalho de todos mais leve e eficiente.

Clique aqui e veja este exemplo de plano de ação 5W2H feito pelo Sebrae.

A Zero Contador pode te ajudar!

Precisa de ajuda para colocar essa e mais outras práticas de gestão e contabilidade em prática? Se sim, conte com os serviços da Zero Contador!

Entre em contato conosco agora mesmo e nossos profissionais altamente qualificados te atenderão com alegria, a fim de solucionar todos os problemas contábeis da sua pequena prestadora de serviço!

Quero Agendar Uma Reunião (1) - Contabilidade Online | Zero Contador [SIMULAR MEU PLANO]

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Veja também

Posts Relacionados

Simples Nacional Conheca Os Impostos Recolhidos Neste Regime 1 - Contabilidade Online | Zero Contador

Estes são todos os impostos que constam no Simples Nacional! Confira!

O Simples Nacional é a opção para aqueles empreendedores que querem simplificar o pagamento de tributos, afinal, ele é considerado mais vantajoso visto que tem como objetivo diminuir a carga tributária e toda a burocracia enfrentada pelas empresas, além de unificar os impostos em apenas uma guia de pagamento.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você!
O prazo para realização da Declaração do Imposto de Renda…
Cresta Posts Box by CP